sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Associação dos Surfistas de Torres inicia Projeto Limpeza das Furnas e da Praia de Torres


A primeira etapa ocorrerá na próxima quarta-feira (23) e reunirá dezenas de voluntários


Mostrando que a prática do surfe pode estar diretamente alinhada com a sustentabilidade ambiental, a Associação dos Surfistas de Torres (AST), com o patrocínio da Eletrobras CGTEE, realiza o Projeto Limpeza das Furnas e das Praias de Torres. 

Na próxima quarta-feira (23), será realizada a primeira ação do projeto, que reunirá voluntários, especialmente os surfistas da região, para a retirada dos resíduos da orla da Prainha, durante toda a manhã. Nos dias seguintes as limpezas ocorrerão no restante das praias: Grande, dos Molhes, Guarita e Cal. De acordo com Carlos Freitas, presidente da AST “o objetivo é contribuir para a qualidade de vida dos moradores, turistas, pescadores e surfistas, além auxiliar na preservação do meio ambiente local”. 

Outro objetivo do projeto e a limpeza das cinco furnas existentes na praia de Torres. É também a etapa mais desafiadora para os surfistas já que os locais são de difícil acesso e o ingresso depende das condições do mar. Com as pranchas específicas para este tipo de atividade, os atletas entram nas furnas, e Freitas cita que em outra ocasião até mesmo uma bicicleta foi retirada do local. 

Além das ações de limpeza, durante todo o veraneio os voluntários distribuirão materiais de sensibilização e conscientização sobre os problemas ambientais. “Mais do limpar, o objetivo é conseguir conscientizar a população”, esclarece Freitas. 

As ações do projeto Limpeza das Furnas e das Praias de Torres serão realizadas nas datas especificadas abaixo, entre as 9h e 12h. 

  • Atividades 

1º edição 

23 de novembro - Prainha 
24 de novembro - Praia Grande 
27 de novembro - Praia dos Molhes 
28 de novembro - Praia da Guarita 
29 de novembro - Praia da Cal 
30 de novembro - Limpeza das Furnas 


2º edição 

Prainha - 26 de março de 2012 
Praia Grande - 27 de março de 2012 
Praia dos Molhes - 28 de março de 2012 
Praia da Guarita - 29 de março de 2012 
Praia da Cal - 30 de março de 2012 
Limpeza das Furnas - 30 de abril de 2012


Graziele Corrêa
Jornalista - Mtb 14.890 
(51) 93187146


Nenhum comentário:

Postar um comentário