sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Saúde e Ecologia

  • Jejum na dieta pode causar diabetes

Pesquisa mostrou que jejum faz perder peso, mas causa alterações no metabolismo que levam ao desenvolvimento de diabetes e perda de massa muscular. A pesquisa é da Universidade de São Paulo (USP), e foi publicada no periódico Free Radical Biology & Medicine.

Radicais livres e diabetes
A primeira coisa que perceberam no jejum foi a alteração no metabolismo da glicose, fonte de energia importante para o organismo. Esse grupo perdeu peso, mas pagou caro: a sensibilidade ao hormônio insulina ficou comprometida e desenvolveram diabetes. Os que tiveram a dieta controlada com a redução de calorias e comiam todos os dias não tiveram problemas.
Os resultado de quem faz o jejum intermitente fica incapaz de metabolizar a glicose. Ou seja, períodos intercalados de jejum e comilança aumentam a produção de radicais livres, que atacam os receptores de insulina. Então,dieta saudável, só controlada e feita por um nutricionista. 

  • Operação em Santa Catarina consegue desencalhar baleia-franca

Um navio rebocador da Marinha do Brasil conseguiu nesta quinta-feira (8) retirar o exemplar de baleia-franca-austral ,com cerca de 15 toneladas, que estava encalhado na praia do Pântano do Sul, em Florianópolis, Santa Catarina. O mamífero apareceu preso na arrebentação da praia na manhã desta quarta-feira (7), sendo monitorado por ambientalistas, equipes do Corpo de Bombeiros e da Delegacia Especial de Polícia Marítima.

Segundo o projeto Baleia-Franca, organização ambiental que auxilia nos trabalhos de proteção dos animais marinhos em Santa Catarina, o desencalhe do espécime, um exemplar jovem, com idade entre 2 e 6 anos e nove metros de comprimento, ocorreu no início da tarde, durante o período de maré cheia.

Foi tentado dois procedimentos para a remoção. Um com a implantação de uma cinta larga no animal, para tentar minimizar lesões. Sem sucesso, então foi amarrado um cabo fino e resistente, puxando a baleia com o barco para fora da área de arrebentação da praia.

O animal, que tinha bom estado de saúde, teve pequenas lesões superficiais, mas que, segundo a organização ambiental, não comprometeriam sua sobrevivência em alto mar. Homens do Corpo de Bombeiros acompanharam o exemplar até seu percurso em direção ao mar aberto.

A APA Baleia-franca é uma zona de preservação que compreende 130 km da costa catarinense. Desde o início do ano, foram visualizados 65 exemplares de baleia-franca-austral nesta região, o que é muito comum. A espécie frequenta o litoral sul brasileiro durante o inverno para reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário